nas postagens desse curso irei focar apenas no método de utilizar a linguagem diretamente no código Python, isso não é recomendado pois pode deixar os códigos de nossos programas bagunçados, porem com o decorrer do curso ensinarei também formas de estruturar melhor os nossos programas para que isso não ocorra."""
A estrutura básica que iremos utilizar nas janelas no decorrer do curso sera a seguinte:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 | from kivy.app import App from kivy.uix.label import Label class Programa(App): def build(self): mensagem = Label(text = "Ola blog ti fora da caixa") return mensagem tela = Programa() tela.run() |
1 - Na primeira linha do código importamos a classe App
perceba que essa classe tem o seu nome iniciado com a letra A maiúscula
porem o modulo onde ela esta contido tem o nome com a letra minuscula
então preste atenção para não errar e colocar letra minuscula ao importar essa classe.
2 - na segunda linha estamos importando um widget Label que esta contido no pacote kivy.uix.label, não iremos usar esse widget sempre, coloquei aqui apenas para servir como exemplo de widget
3 - a classe Programa estende a classe App que importamos do pacote kivy.app
isso faz com que a classe programa se torne uma janela do tipo root_window (janela principal do programa) e por isso podemos adicionar widgets , frames e Layouts a essa classe.
4 - o metodo build
esse método def build(self): faz parte da classe App por padrão, aqui estamos apenas sobrescrevendo ele, e ao fazer isso estamos no exemplo adicionando um widget do tipo Label e dizendo que ao executar essa classe queremos que esse widget seja exibido.
5 - tela = Programa()
nessa linha estamos instanciando a classe Programa que acabamos de criar a cima
6 - tela.run()
ao executar o comando run() em uma classe que estende a classe App, estamos executando o método build que definimos dentro da classe, então isso faz a janela ser exibida.
caso não tenha entendido não se preocupe, com o decorrer do curso você vai entender facilmente!
0 Comentários