Code

tiforadacaixa

Tutorial de Jenkins.

Jenkins é uma poderosa ferramenta que permite integração contínua e entrega contínua de projetos, independentemente da plataforma em que você está trabalhando. É uma fonte gratuita que pode lidar com qualquer tipo de construção ou integração contínua. Você pode integrar o Jenkins a várias tecnologias de teste e implantação. Neste tutorial, explicaríamos como você pode usar o Jenkins para construir e testar seus projetos de software continuamente.


Por que utilizar o Jenkins?

Jenkins é um software que permite integração contínua. ele será instalado em um servidor onde a compilação central ocorrerá. O fluxograma a seguir demonstra um fluxo de trabalho muito simples de como o Jenkins funciona.



O jenkins muitas vezes é associado ao software Hudson.O Hudson é uma ferramenta de integração contínua baseada em Java de código aberto muito popular desenvolvida pela Sun Microsystems que mais tarde foi adquirida pela Oracle. Após a aquisição da Sun pela Oracle, foi criado um fork a partir do código fonte do Hudson, que trouxe a introdução do Jenkins.


O que é Integração Contínua?

A Integração Contínua é uma prática de desenvolvimento que exige que os desenvolvedores integrem código em um repositório compartilhado em intervalos regulares. Esse conceito foi criado para remover o problema de encontrar ocorrências posteriores de problemas no ciclo de vida da compilação. A integração contínua exige que os desenvolvedores tenham compilações frequentes. A prática comum é que sempre que ocorrer um commit de código, uma compilação deve ser acionada.

___________________________________________________________________________


Instalação do Jenkins

Você pode fazer o download da ferramenta a partir do site oficial:

https://www.jenkins.io/download/

Iniciando o Jenkins

Abra o prompt de comando. No prompt de comandos, navegue até o diretório em que o arquivo jenkins.war está presente. Execute o seguinte comando:

D:\>Java –jar Jenkins.war

Após a execução do comando, várias tarefas serão executadas, uma das quais é a extração do arquivo war que é feita por um servidor web embutido chamado winstone.

D:\>Java –jar Jenkins.war
Running from: D:\jenkins.war
Webroot: $user.home/ .jenkins
Sep 29, 2015 4:10:46 PM winstone.Logger logInternal
INFO: Beginning extraction from war file

Assim que o processamento for concluído sem erros, a linha a seguir aparecerá na saída do prompt de comando.

INFO: Jenkins is fully up and running


Acessando o jenkins

Uma vez que o Jenkins esteja funcionando, basta acessar o seguinte link− http://localhost:8080

Este link abrirá o painel do Jenkins.



Postar um comentário

0 Comentários