Code

tiforadacaixa

Tutorial de Testes Ágeis - Agile testing

1# Introdução

O Agile Testing é uma prática de teste de software que segue os princípios do desenvolvimento ágil de software. O Agile Testing envolve todos os membros da equipe do projeto, com experiência especial contribuída pelos testadores. O teste não é uma fase separada e está interligado com todas as fases de desenvolvimento, como requisitos, design e codificação e geração de casos de teste. Os testes ocorrem simultaneamente durante o Ciclo de Vida de Desenvolvimento.

2# Testes e metodologias ágeis

metodologias ageis são metodos interativos de desenvolvimento, onde as atividades de desenvolvimento e teste são simultâneas. O teste não é uma fase separada; A codificação e os testes são feitos de forma interativa e incremental, resultando em um produto final de qualidade, que atende aos requisitos do cliente. Além disso, a integração contínua resulta na identificação e remoção prévia de erros e problemas e, portanto resulta em economia de tempo, esforço e custo.

O Manifesto Ágil foi publicado por uma equipe de desenvolvedores de software em 2001, destacando a importância da equipe de desenvolvimento, acomodando os requisitos em mudança e o envolvimento do cliente.


O Manifesto Ágil:

Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o e ajudando outros a fazê-lo. Através deste trabalho, passamos a valorizar −


Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas.

software que trabalha sobre uma documentação completa.

Colaboração do cliente sobre a negociação do contrato.

Responder à mudança ao invés de seguir um plano.

Ou seja, enquanto há valor nos itens da direita, valorizamos mais os itens da esquerda.


O que é Teste Ágil?

O Agile Testing é uma prática de teste de software que segue os princípios do desenvolvimento ágil de software.


O Agile Testing envolve todos os membros da equipe do projeto, com experiência especial contribuída pelos testadores. O teste não é uma fase separada e está interligado com todas as fases de desenvolvimento, como requisitos, design e codificação e geração de casos de teste. Os testes ocorrem simultaneamente durante o Ciclo de Vida de Desenvolvimento.


Além disso, com os testadores participando de todo o Ciclo de Vida de Desenvolvimento em conjunto com os membros da equipe multifuncional, seria possível a contribuição dos testadores para a construção do software de acordo com os requisitos do cliente, com melhor design e código.


O Agile Testing abrange todos os níveis de teste e todos os tipos de teste.


Testes ágeis vs. testes em modelo cascata

Em uma metodologia de Desenvolvimento em Cascata, as atividades do Ciclo de Vida de Desenvolvimento acontecem em fases sequenciais. Assim, o teste é uma fase separada e é iniciada somente após a conclusão da fase de desenvolvimento.


Princípios de teste ágil

Os princípios do teste ágil são −


O teste leva o projeto adiante − O teste contínuo é a única maneira de garantir o progresso contínuo. O Agile Testing fornece feedback continuamente e o produto final atende às demandas de negócios.


O teste não é uma fase − A equipe ágil testa junto com a equipe de desenvolvimento para garantir que os recursos implementados durante uma determinada iteração sejam realmente executados. Os testes não são mantidos para uma fase posterior.


Todos testam − Nos testes ágeis, toda a equipe, incluindo analistas, desenvolvedores e testadores, testa o aplicativo. Após cada iteração, até mesmo o cliente realiza o Teste de Aceitação do Usuário.


Encurtando loops de feedback − No Agile Testing, a equipe de negócios conhece o desenvolvimento do produto para cada iteração. Eles estão envolvidos em cada iteração. O feedback contínuo reduz o tempo de resposta do feedback e, portanto, o custo envolvido na correção é menor.


Mantenha o código limpo - Os defeitos são corrigidos à medida que são levantados na mesma iteração. Isso garante um código limpo em qualquer marco de desenvolvimento.


Documentação leve − Em vez de documentação de teste abrangente, testadores ágeis −


Use listas de verificação reutilizáveis ​​para sugerir testes.


Concentre-se na essência do teste e não nos detalhes incidentais.


Use estilos/ferramentas de documentação leves.


Capture ideias de teste em cartas para testes exploratórios.


Aproveite os documentos para vários propósitos.


Aproveitando um artefato de teste para testes manuais e automatizados − O mesmo artefato de script de teste pode ser utilizado para testes manuais e como entrada para testes automatizados. Isso elimina o requisito de Documentação de Teste Manual e, em seguida, um Script de Teste de Automação equivalente.


“Pronto feito”, não apenas feito − No Agile, diz-se que um recurso é feito não após o desenvolvimento, mas após o desenvolvimento e o teste.


Test-Last vs. Test Driven − Os casos de teste são escritos junto com os requisitos. Assim, o desenvolvimento pode ser conduzido por testes. Essa abordagem é chamada de Desenvolvimento Orientado a Testes (TDD) e Desenvolvimento Orientado a Testes de Aceitação (ATDD). Isso contrasta com o teste como uma última fase no teste em cascata.


Atividades de teste ágil

As atividades de teste ágil no nível do projeto são −


Planejamento de Liberação (Plano de Teste)


Para cada iteração,

Atividades de teste ágil durante uma iteração

Teste de regressão

Atividades de lançamento (relacionadas a testes)

As atividades de teste ágeis durante uma iteração incluem −

Participação no planejamento de iteração

Estimando tarefas do ponto de vista do teste

Escrevendo casos de teste usando as descrições de recursos

Teste de unidade

Teste de integração

Teste de recursos

Correção de Defeitos

Teste de integração

Teste de aceitação

Relatório de Status sobre o Progresso dos Testes

Rastreamento de Defeitos.







Postar um comentário

0 Comentários